domingo, 6 de outubro de 2013

Estelita Cristo vem aí, trazendo na bagagem CAMAÇARI - Bahia - Brasil e seu pujante Polo Industrial.

Por Celso Salles
office@educasat.com.br


"Uma das grandes personalidades que estará presente na Feira Saberes Criativos 2013 em Viena - Áustria é Estelita Cristo mestra na ciência da Educação. Antes de ler com atenção em seu idioma (mais de 40 opções), sua rica entrevista,  peço licença a Palestrante para aproveitar a  oportunidade e divulgar para a comunidade austríaca e para o resto do mundo,  o maior Polo Industrial da América do Sul - POLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, que neste ano de 2013, completa 35 anos de existência. Assista o vídeo abaixo (produzido pela SICM - Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia e conheça o Polo Industrial de Camaçari:"


Link da Matéria Original:
http://www.camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=230683

Nos próximos dias 18, 19 e 20 de Outubro de 2013, acontece a Feira Intercultural: Arte e Educação Saberes Criativos em comemoração à Semana da criança e do professor. O evento que é realizado, anualmente, em Viena, na Áustria e é uma iniciativa da Abrasa Casa do Brasil, considerado, em 2010, único ponto de cultura brasileira nesse país.
Estelita Cristo, moradora de Camaçari, está entre os convidados que irão palestrar. Ela é Mestra em Ciência da Educação e representará o município no evento.

Em entrevista concedida ao Camaçari Notícias, Estelita Cristo deu maiores detalhes sobre a Feira, falou de sua importância para a cultura brasileira e explicou sobre sua participação no evento.

CN – O que é a Feira Intercultural: Arte e Educação Saberes Criativos?
É um festival cujo objetivo é preservar o idioma português como língua de herança materna para filhos dos imigrantes e incentivar a leitura para a comunidade lusofônica, em especial luso-brasileira. Organizações fora do Brasil, como ABRASA, têm essa preocupação de saber fomentar a educação e a Feira de Exposição Saberes Criativos Áustria 2013 busca também fortalecer e integrar as comunidades de imigrantes brasileiros e também dos de outros países lusófonos, partindo do incentivo à leitura criativa, não somente para crianças como também para adultos. Através da cultura popular e literária ocorre a aquisição de elementos da língua, além de possibilitar a imersão num mundo de fantasia, criatividade e saberes especiais das várias culturas lusófonas.

CN – Qual a importância desse encontro para a cultura brasileira fora de seu país de origem?
Para quem vive fora, manter contato com a sua língua de origem é fundamental para não perder sua identidade cultural, pois oportuniza aos filhos uma visão do Brasil, sem clichês, é importante também porque divulga a riquíssima diversidade cultural do Brasil. A fim de enfatizar, que o Brasil assim como Áustria, tem grandes nomes e pensadores, tanto na educação como na cultura, queremos fomentar a educação, o conhecimento, a informação e a cultura.

CN – Em parceria com Abrasa, que outras entidades estão envolvidas na realização desse grande acontecimento?
ABRASA CASA DO BRASIL é parceira, no Brasil, da Literarte - Associação Internacional de Escritores e Artistas Plásticos, presidida por Izabelle Valadares. Para o evento, está confirmada a presença 50 participantes, entre eles estão os artistas e escritores vindos de varias regiões do Brasil todos associados da Literarte.
A TV Sem Fronteiras Rede mídia - BRASIL.
O governo de Viena na Áustria é um grande parceiro que reconhece e tem confiado na seriedade do trabalho da ABRASA durante uma década, porque a ABRASA é pioneira na difusão de intercâmbio na relação biliteral Brasil-Áustria.
A scretária de Integração de Viena, Sandra Frauenberg e o Dr. Olaf Auer, dono do Castelo Cobenzl (local onde acontecerá a abertura do evento), são grandes parceiros da ABRASA. E, finalmente, o Dr. Peter Haider, presidente da Paz Mundial, membro oficial das Nações

CN – Como será a programação para os três dias de evento?
O tema central do evento é: “O educador no olhar holístico para a aprendizagem” e a programação está bem diversificada. No dia 18 de outubro, estarão reunidos escritores internacionais e nacionais e jovens austríacos interessados pelo Brasil, na parte da tarde será inaugurando a exposição denominada Biodiversidade em cores.
No dia 19 de outubro, acontecerá uma exposição de livros. Além disso, haverá, pela manhã, palestras. À tarde, será realizada uma sequência de oficinas, atividades lúdicas entre outras ações.
No dia 20 de outubro, teremos contação de história, com a participação da autora do conto “Os três coelhos de uma orelha só”, Roseni Kuranyie, que é brasileira residente na Alemanha. Nesse dia, também acontecerão oficinas lúdicas e criativas de capoeira, a qual será conduzida pelo professor baiano.
Haverá a apresentação e informação do programa de ensino do projeto Catavento de educação biligue da ABRASA, sobre a minha coordenação pedagógica e da Mestra Ilzimar Oliveira.
A Escritora Dulce Couto estará desenvolvendo atividades lúdicas, como; jogos e brincadeiras com as crianças bilíngue

CN- Como se deu o convite para participar desse evento?
Os organizadores do evento ouviram falar sobre o EEPIS – Encontro Internacional de Educadores para Inclusão Social, um encontro que eu idealizei e coordenei aqui em Camaçari, daí eles tiveram acesso ao meu Currículo Lattes. Quando dialogamos, a ABRASA me fez o convite para participar do evento. Inicialmente, em julho eu deveria está na ONU, também agora em outubro, mas, por questões pessoais tive que declinar o primeiro convite de julho e estarei lá depois do dia 15 de outubro.

CN – Você foi convidada para integrar a equipe de palestrantes. Como foi receber esse convite?
É sempre um prazer falar sobre educação, e não é todo dia que se recebe um convite para emitir opiniões sobre esse tema, principalmente em um país com uma cultura tão distinta como a Áustria. Naturalmente, foi um convite que me trouxe enorme satisfação.

CN – Fale um pouco sobre o tema que abordará em sua apresentação?
A apresentação propõe debater sobre “O cuidado preventivo e os distúrbios na aprendizagem”. Espero contribuir com pais e professores na prevenção dos problemas pertinentes à aprendizagem que, têm produzido ao longo do tempo, verdadeira incapacidade no sujeito aprendente, por falta de um olhar/ação diagnóstico-preventivo. Diante disso, abordarei os distúrbios mais recorrentes na vida do aprendente provenientes das questões sociais, orgânicas, cognitiva, emocionais, afetiva.

CN – Qual a importância dessa experiência para sua vida enquanto educadora?
A oportunidade de compartilhar conhecimentos é sempre enriquecedora, já que terei o prazer de estar com outros educadores vindos dos EUA, do Brasil e de países da África e da Europa que vivem realidades distintas e, que muito contribuirão para que possa aprimorar o meu fazer pedagógico.

CN – O que espera trazer para sua cidade quando estiver de volta?
Espero trazer para o meu país e minha cidade, a experiência e um amplo conhecimento, especialmente o que de melhor eu encontrar sobre educação. Espero também verificar in loco o atual debate sobre educação.

Maiores informações sobre o evento estão disponíveis no sitio
http://saberes-criativos.blogspot.co.at/p/programa-2013.html. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário